CAMPING LEGAL
É PROIBIDO O CAMPING EM ÁREA NÃO AUTORIZADA
Angra dos Reis está de portas abertas ao turista consciente, que deseja desfrutar deste paraíso ecológico hoje e sempre.
Por isso, a orientação é para que aqueles que desejam visitar e se hospedar em Ilha Grande ou Angra organizem a viagem com antecedência procurando se informar sobre onde ficar.
O Acampamento só é permitido em áreas autorizadas pela Prefeitura. Não se aventure em outras áreas do Parque, pois pode ter problemas com a fiscalização, que é rigorosa.
O Angra Legal é uma iniciativa da Prefeitura, que realiza ações integradas com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (Feema), a Polícia Florestal e a Polícia Militar. As ações contam com fiscais das Secretarias Municipais de Fazenda, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, de Fazenda, de Saúde (Vigilância Sanitária).
O Angra Legal pretende acabar com o turismo predatório e garantir a preservação do meio ambiente, a partir da conscientização e da fiscalização. São ações permanentes em todo o município, sendo intensificadas durante os feriados prolongados, como o Carnaval, principalmente em áreas turísticas como a Ilha Grande. A Prefeitura, preparou todo um apoio logístico disponibilizando helicóptero e lanchas para que os agentes cheguem com rapidez a qualquer ponto do município, tanto no continente como na Ilha Grande.
O principal objetivo do Angra Legal é garantir que hoje e no futuro os turistas possam desfrutar das belezas naturais do município da melhor forma, ou seja, com consciência ambiental. Para isso, o projeto visa controlar o turismo predatório, a partir de ações para coibir campings, pousadas e comércios irregulares. A proposta é a de conscientização de que um paraíso como Angra dos Reis deve ser preservado e isso depende de uma simples atitude que vai desde jogar lixo no mar ou nas matas até construir em áreas de preservação ambiental.